Você já ouviu falar em transplante de córnea, mas e transplante de olho? Isso acaba de entrar para a história da medicina graças à equipe de cirurgiões da NYU!
Durante um transplante de rosto, um procedimento já bem estabelecido para tratar feridas graves faciais, a equipe decidiu ir além. Eles realizaram o primeiro transplante de olho do mundo em Aaron James, um veterano de guerra de 46 anos.
Aaron sofreu ferimentos graves no lado esquerdo do rosto devido a uma queimadura elétrica de alta voltagem. A cirurgia inicialmente seria apenas um transplante de rosto, mas a equipe viu a oportunidade de tentar algo mais: um transplante de olho.
Após 21 horas de cirurgia intensiva, o procedimento foi um sucesso. A circulação no olho transplantado foi assegurada, e mais impressionante ainda, o nervo óptico do olho doado foi conectado ao do receptor. Células tronco foram injetadas para proteger e potencialmente criar novas conexões neurais.
Ainda é cedo para dizer se Aaron recuperará a visão no olho transplantado, mas os sinais são promissores. O olho está saudável, com vasos sanguíneos funcionando e uma retina em bom estado.
Este caso é um marco na história da medicina. Estamos na torcida para que, em um futuro não muito distante, transplantes de olhos sejam não apenas estéticos, mas também funcionais.
Para saber mais, clique no link: