O Ministério da Saúde lançou, em abril, o programa “Mais Acesso a Especialistas”, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar os núcleos de telessaúde. Anunciado pela ministra Nísia Trindade e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa promete transformar o atendimento no SUS.
Mudança no Modelo de Atendimento
Atualmente, os serviços públicos e privados são avaliados pela quantidade de procedimentos realizados, como consultas e exames, sem foco integral no cuidado dos pacientes. Com o novo modelo, o Ministério da Saúde visa estimular a ampliação da oferta de serviços para o SUS, centrando o atendimento na necessidade do paciente.
Principais Objetivos do Programa
- Reduzir o Tempo de Espera:
- Integrar exames, consultas e acompanhamentos.
- Diminuir o número de lugares que o paciente precisa visitar.
- Aprimorar o Atendimento:
- Oferecer cuidados integrados, incluindo todos os exames e consultas necessários.
- Ampliar o uso da telessaúde como suporte ao atendimento.
- Aumentar o Número de Cirurgias Eletivas:
- Realizar mais 1 milhão de cirurgias eletivas anualmente.
Como Vai Funcionar
O atendimento começará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com as equipes de Saúde da Família revisando o cadastro dos pacientes e criando vínculos para um acompanhamento contínuo. As UBS terão horários ampliados, funcionando até às 22h, e voltarão a valorizar as visitas domiciliares.
Encaminhamento e Telessaúde
Quando necessário, a equipe de atenção primária fará o encaminhamento para especialistas, com a possibilidade de atendimento remoto via telessaúde, reduzindo o tempo de espera e ampliando o acesso ao diagnóstico, especialmente em regiões distantes dos grandes centros.
Oferta de Cuidado Integrado (OCI)
Cada OCI inclui um conjunto de procedimentos e dispositivos de gestão do cuidado para uma condição específica. O setor privado poderá aderir a editais estaduais ou municipais para oferecer essas OCIs, recebendo um valor maior por cada OCI realizada, incentivando uma nova postura na jornada do paciente, com foco na humanização e integração com a atenção primária.
Prioridades do Programa
- Diagnóstico de Câncer: Colo de útero, mama, próstata, colorretal, gastresofágico.
- Especialidades Médicas: Cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.
Telessaúde e Meu SUS Digital
O programa inclui a telessaúde, que está integrada ao SUS Digital. Hoje, 24 núcleos de telessaúde funcionam no país, oferecendo telediagnóstico especializado. Com o aplicativo Meu SUS Digital, em fase de aprimoramento, espera-se que cidadãos e profissionais de saúde possam monitorar o ciclo de cuidado no SUS.
Metas do Programa
O Ministério da Saúde estabeleceu metas ambiciosas, incluindo a criação de 2.360 equipes de Saúde da Família, 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil equipes multiprofissionais. A expectativa é que a cobertura de atenção primária chegue a 80%, proporcionando acesso e atendimento de qualidade para a população.
O programa “Mais Acesso a Especialistas” representa um passo significativo na melhoria do atendimento no SUS, visando um sistema mais eficiente, integrado e humano.